segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ágora

Na quinta-feira tem debate. Um ano tão estranho para mim. Não consigo ver o que fiz com a minha vida de janeiro até agora, entretanto, já estamos a três meses das eleições. Na quinta os candidatos irão se enfrentar.

Eu não entendo muito de política. Juro que tento, mas não consigo decorar nem os nomes dos autores que estudei na faculdade, quem dirá conhecer cada sigla, qual político era de uma e foi para outra, quem fez aquilo e era de tal partido... É uma vergonha admitir.

Mas, parei para pensar e percebi que apenas dois governantes estiveram à frente do país desde que comecei a entender um pouco sobre política. Em 16 anos o Brasil só trocou de presidente duas vezes. Ou seja, desde que eu tenho 10 anos, foram 8 de governo FHC e 8 de governo Lula. De classe média baixa, o que mais percebo nos dois governos é que para a minha família pouco mudou.

Dos que vieram antes, Itamar Franco é o que eu me lembro melhor. Lembro de quando enfrentei uma fila enorme para trocar os cruzeiros por reais e saí com apenas algumas moedas do banco... Do Collor eu lembro vagamente quando votamos pelo impeachment na sala de aula. Quando nasci, Trancredo Neves era presidente e nos primeiros anos de infância foi Sarney quem ditou as regras. Mas estes dois me parecem tão distantes. Fico muito mais à vontade com Jânio Quadros e suas frases, às vezes prontas, mas quase sempre criativas.

Na última eleição virei fã dos debates. Talvez tenha sido a primeira pela qual eu realmente me interessei. Mas não consigo encontrar nenhuma maneira isenta de analisar as propostas de cada candidato. Estava vendo um programa no qual os apresentadores discutiam se o debate é ou não livre do marketing político. Claro que não! Certamente o candidato está mais exposto, porém, acho que quem debate melhor nem sempre é quem irá governar melhor...

Estou ansiosa por quinta à noite, para ver os candidatos na ágora. Não sei em quem votar. Para ser sincera, nenhuma opção me parece correta...

Um comentário:

Mulheres de Atenas disse...

achei que vc ia falar do jornal! heheh é, acho que só tem uma mulher de atenas realmente engajada na política :P