quarta-feira, 7 de outubro de 2009


“A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.”

Neruda

Naquele ano o inverno estava demorando a passar. Mesmo terminado oficialmente, os dias continuavam fúnebres. Sentada à mesa, no escritório, ela olhava por uma fresta da janela o outro lado da rua, observando a movimentação com o olhar perdido.

Daquele pequeno vão podia ter uma noção do céu acinzentado de uma estação que começara sem vida. Do inverno, gostava do amarelo dos ipês floridos que desabrochavam antes dele acabar, e cujas flores murchas caídas coloriam e recheavam o chão. Mas queria logo o início da estação seguinte, que representava o começo de mais um ano na sua cronológica contagem de existência.

Mesmo tendo nascido dois dias antes do início, ela queria ser primavera, não inverno. Queria ser os pássaros cantando, não os bichos empoleirados protegendo-se do frio. Contudo, o que ainda não tinha percebido é que os dias haviam mudado, e as estações não estavam mais distintamente definidas. Verão e inverno se misturavam, primavera e outono começavam a ficar encabulados. Do outono tinha-se uma certeza, as folhas, apesar de tudo, continuariam a cair. O fato é que dessa nova primavera não sabia o que esperar...

Com a mão sob o queixo, pelo vão da janela, permanecia mirando firme e distraidamente a rua. Naquele momento, num olhar furtivo, avistou um botão rubro que parecia estar numa luta teimosa prestes a desabrochar. A distração acabou de súbito. Foi então que se deu conta de que a primavera havia chegado, mesmo não parecendo.

L.

3 comentários:

Mulheres de Atenas disse...

Me lembrou "o verão no aquário", da lygia fagundes telles. se não me engano, a última frase é: o verão terminara.

não vai estragar a leitura da história, por isso coloco a frase aqui.

para vc, l., os desejos de muitas primaveras nos aniversários fazem sentido. hehe

beijos, r.

Maris Morgenstern disse...

Olá mulheres de atenas

tem um selinho pra vcs lá no nosso blog

tá eu sei q o mulheres de atenas nao tem cara de selinho...
mas o tema é a cara de vcs, por isso vcs foram escolhidas...
"o q te levaria ao divã"
iriamos adorar ver a lista de vcs.

m a r i p i r e s disse...

Olá, Luiza! Olá, mulheres de atenas!
Muito bacana o blog de vcs.. vou adiciona-lo nas indicações do meu tmb ;) Que bom que gostaram do brejeirices... acabo de publicar texto novo por lá! beijos! Mari Pires.