quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Forma perfeita

A forma mais singela para se despedir, em uma conversa virtual, é a palavra beijo. No singular, sem abreviações. Dei para achar essa palavra escrita sensual. Beijo desliza entre as teclas e lida, entre os lábios. Teorizei que quando se manda beijo, o outro deve ser especial. Beijos a gente manda automaticamente, para qualquer um. Beijão merece certo grau de aproximação. Mas beijo, beijo, beijo escrito assim repetidas vezes me provoca, atiça.
Talvez porque a palavra é linda falada. É íntima o suficiente, pronuncia-se inteira, pausadamente. Roça no ouvido. Quem fala beijo deve antes molhar os lábios, para que o som resvale, e o outro a pegue no ar.
O encontro das vogais prolonga a palavra, mas ao mesmo tempo o som final, o do biquinho, a deixa curta. É um termo que me intriga. Talvez porque as palavras sem sinônimo à altura me fazem refletir sobre elas. Ósculo é feio, pegajoso. Ou talvez porque, ao ler um beijo, a gente imagina o locutor. Como ele fala beijo. Como ele beija. E como será além de ouvir, sentir o beijo.
O beijo reticente, necessário em um curto espaço de tempo. O beijo dos delírios de Rodin, o beijo despretensioso, o beijo do encontro e aquele último, o grave, o beijo da despedida. O beijo que, sendo o derradeiro, fica.

Rosa.

4 comentários:

Mulheres de Atenas disse...

Texto perfeito!
Quando a gente conversou sobre esse post não imaginava que ele ficaria tão bonito, tão sensual, tão aos devaneios de o "beijo". Faltou a foto da escultura do Rodin.

Anônimo disse...

"um beijo" assim faz pensar como foi mandado: se foi de leve, molhado ou com estalo. se acompanha um abraço ou só um sorriso. se ele faz dar frio na barriga, ou é aquele de "Tia". beijo, assim no singular, não tem eufusismo porque ele não faz parte da pessoa, é do momento, da vida.

ele tem até certificado, só resta saber "formado em que?"

Mulheres de Atenas disse...

Genteeeee, que beijo bom!
Eu ia dizer que texto bom, mas saiu beijo!
Realmente, o beijo é sensual quando escrito, falado ou dado. E neste texto ficou sensualissimo!
Então, um beijo inteiro, para não perder o charme!

Anônimo disse...

Lindo texto, meninas!
Ainda assim, não deixarei um beijo pra vocês, mas "um chêro", como se diz na minha terra.. e que eu acho lindinho também.. melhor ainda quando é "um cherinho".. =)